segunda-feira, 13 de maio de 2013

CAPINHAS E ACESSÓRIOS



Criei essas capinhas e acessórios especialmente para minha turminha (4º Ano).
Umas das melhores coisas para manter um caderno organizado,é utilizar capinhas de identificação,o trabalho fica organizado,facilitando assim o trabalho do professor e
melhorando o manuseio dos alunos.
Espero que gostem !!!



                                                      CAPINHAS PARA CADERNOS






CAPINHA PARA  AGENDA ESCOLAR


FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNO

MODELO FEMININO

MODELO MASCULINO

CAPINHA PARA CADERNO DE DINAMIZAÇÃO


INCENTIVO PARA COMEÇO DE ANO LETIVO



AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - 4º ANO







        É uma avaliação para diagnosticar alguém ou alguma situação. Quando vamos ao médico, ele nos faz perguntas e nos examina para ter uma noção do nosso estado de saúde até aquele momento, e em seguida faz o diagnóstico  ou seja, a conclusão a que chegou para poder fazer o tratamento necessário para melhorá-la.
      Quando um professor começa com uma turma de alunos que não conhece, ele faz uma avaliação diagnóstica com eles para saber o grau de conhecimento que têm sobre determinado assunto, exemplo, leitura, ou acentuação, produção textual, formação de frases, escrita de palavras, História da Arte, etc., para então dar prosseguimento às aulas.
        A partir do que os alunos já sabem ele dá continuidade ensinando o que ainda não sabem, a fim de que desenvolvam o seu conhecimento sobre determinada questão. Enfim, é a primeira avaliação que faz, porque ainda não sabe nada sobre as condições cognitivas (de conhecimento) do aluno.


Quando avaliar?

·                      Inicio do ano letivo (avaliação diagnóstica)
·                     Diariamente durante todo o processo de ensino-aprendizagem(Continua)
·                     Periodicamente bimestre semestre... (Formativa ou Processual)
·                      
Por quê? Como avaliar?

·                     Avaliação diagnostica (sondagem inicial) - Visa observar apresença ou ausência de conhecimento e habilidades, geralmente é realizada no inicio do ano letivo para conhecer as características relevantes do aluno, podendo ser feita em outra época;
·                      
·                      A sondagem pode ser aplicada na segunda semana de aula e depois ao final de cada bimestre . Ao termino da sondagem, registrar a forma como o aluno leu (global e/ou sila preenchendo na tabela de sondagens a fase da escrita de cada aluno para que possa acompanhar os avanços.

A seguir segue a cópia da Avaliação Diagnóstica de Português, que foi aplicada no inicio do ano Letivo de 2013, nas duas turmas do 4º ano, da Escola Municipal Soldadinho de Jesus. A elaboração da mesma foi realizada por mim (Profª:Janine) com objetivo de verificar se o nível dos alunos estavam compatível com as habilidades exigidas para a série.




FICHA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

             Essa ficha também foi elaborada especialmente,para a  turma ,onde a mesma será preenchida
no final de cada bimestre.No primeiro bimestre seu preenchimento se dará,por meio da Avaliação 
Diagnóstica ,e os outros bimestre com base no desenvolvimento de avaliações bimestrais,atividades e 
conhecimentos adquiridos no desenvolver de cada aula.



Espero que tenham gostado!!!

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL


                                                          EMILIA

E A TURMA DO SÍTIO 


NA CARTILHA DA NUTRIÇÃO.

 Remexendo nos meus guardados, deparei com essa relíquia,de quando participei de um FORUM sobre EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL,organizada pelo programa do FOME ZERO.

Ao folheá-la percebi que os textos seriam ideais para serem trabalhados com o projeto ALIMENTE-SE BEM.

Alguns dos textos foram usados nos curtindo a leitura, outros para leitura e interpretação textual,outros somente informativos.

ANEXOS DOS TEXTOS: