Apresentação do símbolo da açãoNesse momento vai está sendo
apresentado o símbolo da ação sócio educativa, são seis pétalas e cada uma tem
sua representatividade. *Pétala
rosa: È a cor
que está relacionada com o símbolo do coração, representa e expressa o
companheirismo da equipe Soldadinho de Jesus.
*Pétala
verde: È uma cor calmante
que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida,
esperança e perseverança. Simboliza também a renovação e o nosso crescimento profissional.
*Pétala vermelha: È a cor transbordante da vida,
significa elegância, paixão, liderança e conquista.
*Pétala azul: O azul transmite e favorece
a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem
poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade
e a serenidade.
*Pétala amarela: O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza,
descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade, alegria. Alegria
essa que sente toda equipe soldadinho de Jesus com a realização de mais uma
ação.
*Pétala laranja: O laranja
é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. È também a cor da
comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. É cor
das pessoas que crêem que tudo é possível.
Momento dos Discursos:
Ouviremos nesse momento:
Início do evento:
* A senhora Augusta Cássia José de Santana Arvelos.. Após a 1ª apresentação:*O aluno Marcos Rocha Póvoa.Concluindo o evento:*Janne Cristina, coordenadora da Escola Municipal Soldadinho de
Jesus.
INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES: · Turminha do maternal com a
apresentação “As Cem Ovelhinhas” Responsáveis profª Ester e profª Maria
Nascimento.
A
parábola da ovelha perdida (15:3-7)
Os pastores são usados freqüentemente na Bíblia para descrever aqueles que
cuidam do povo do Senhor. Um bom pastor está constantemente alerta para as
necessidades de suas ovelhas e pronto a arriscar-se para preservá-las. Na
parábola, o pastor percebe que uma de suas 100 ovelhas está perdida. Ele deixa
as 99 e vai procurar a perdida. Quando a encontra, volta para casa e chama seus
vizinhos para participar da comemoração. A aplicação: há uma comemoração no céu
quando um pecador perdido retorna ao Senhor.
*Turminha do Jardim II “B” da
professora Rúbia, com a apresentação do Clássico “Branca de Neve e os sete
anões.
A história A história de Branca de Neve e os Sete Anões, é
um clássico que tem como pecado capital,a inveja, inicia-se com a mãe boa, mas
ao 7 anos,sua vida é transformada,ao perder sua verdadeira mãe.Nessa fase da
vida onde o amadurecimento ocorre pela sublimação com a substituição do pai
como objeto de desejo para o conhecimento, surge a maldade da madastra e a
rivalidade entre mãe e filha para serem elaboradas.
*Turminha do Jardim II “A” e “C” da
professora Rúbia e da professora Ayla, apresentando o Clássico Infantil “PETER
PAN NA TERRA DO NUNCA”
O
clássico O clássico de Peter Pan retrata a
casa como simbologia, representa o útero materno, em busca de sua sombra, sua
identidade, provavelmente, também em busca do conhecimento. Por viver apenas do
princípio do prazer não tem contato com o saber. Não sabe como "colar a
sua sombra". Esse fato é facilmente observável em crianças que apresentam
dificuldades na aprendizagem por não terem ainda se desvinculado da figura materna, apresentando
sintomas de "não aprenderem". Ao convidar Wendy para seguir com ele
para a terra da Fantasia, busca uma substituta para a mãe. Transfere assim seus
desejos edípico e vive bem com a menina
enquanto ela assume essa posição.
Peter Pan encontra-se buscando sua
identidade, ao procurar sua sombra na casa de Wendy, embora não queira crescer.
O crescimento é o principal ponto da história. Peter Pan vive numa terra
encantada juntamente com outros meninos "perdidos", isto é, sem mãe,
onde o tempo não passa e as fantasias são reais.
*Apresentação dos alunos da Pré-Escola
“A” da professora Elisária, com o clássico Infantil de Monteiro Lobato “O SITIO
DO PICA PAU AMARELO”
A apresentação a seguir tem a
possibilidade de levar as crianças à riqueza de nossa cultura, criando uma
identidade nacional. Inseri-los nos costumes de nosso povo concentrando nossos
próprios costumes e os de outras regiões. Vamos entrar agora no mundo encantado
do sitio do pica pau amarelo resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras
cantadas, os brinquedos da época bem como as receitas e jogos folclóricos.
Apresentando as crianças o autor dessas maravilhosas historia que encantam
gerações em gerações, mostra que todos os personagens que fazem parte do sitio
estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas
quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o
aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o
estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos , encantamento,
Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a
Cuca os medos, Saci e a Iara as lendas e
outros personagens cada um com sua característica.
A
apre
*Apresentação dos alunos da
Pré-Escola “B” da professora Luciene, com Patati e Patata e os soldadinhos de chumbo.
Retratando
a exclusão social: O
Soldadinho de chumbo
Exclusão social conceitua-se como o
processo pelo qual o outro não aceita a
diversidade, necessariamente a todas as formas possíveis da existência humana.
Ser branco ou negro, alto ou baixo, ser deficiente ou não deficiente, homem ou
mulher, rico ou pobre, são apenas algumas das inúmeras probabilidades do ser
humano, que Hans Chistian Andersen aborda em suas obras primas. Partimos para
um dos primeiros contos escritos por ele, "O soldadinho de chumbo"
que retrata valores e objetos, e entender melhor as transformações sofridas nas
relações sociais.
*Apresentação dos alunos da Pré - escola “C” da professora
Lucília e professora Mariana com a apresentação “Coelhinho da Pascóa”
A apresentação está relacionada ao coelho,
ele é um dos símbolos da páscoa e representa fertilidade, pois é capaz de produzir rapidamente e em grandes
quantidades. O coelho está relacionado à fertilidade, ou seja, a multiplicação
dos filhos de Deus com a ressurreição de Cristo. Os ovos representam a vida que
surge repentinamente e também faz referência ao fato de Jesus ter ressuscitado.
*Turminha do 1º ano “A” da professora Lucélia com apresentação
“Fui morar numa Casinha”
A apresentação retrata o um dos
grandes problemas do Brasil, a falta de moradia.
O acesso a uma habitação condigna é
essencial para se alcançar esse nível de vida e conseqüentemente a realização
da vida humana para lá da simples sobrevivência. A habitação preenche as
necessidades físicas ao proporcionar segurança e abrigo face às condições
climatéricas; as necessidades psicológicas ao permitir um sentido de espaço
pessoal e o direito do ser humano a uma habitação condigna, um direito que
assiste toda a mulher, homem, jovem e criança a adquirir e sustentar uma casa e
uma comunidade segura, onde possam viver em paz e dignidade. O direito à
habitação é reconhecido como um direito humano na Declaração Universal dos
Direitos do Homem:
Turminha do 1º ano “B” e “C” das professoras Clenildes e
Laureci, com a apresentação do “Cravo e a Rosa”
O “Cravo e a Rosa” retrata a
importância do amor ,na música houve o desentendimento entre os dois,mais o
amor venceu.
Na vida de todas as pessoas nada mais
é importante que o amor,que é a base de tudo e de todos.
Quando amamos algo ou alguém mantemos o equilibrio interior.
Apresentação do 2º ano “A” e “B” organizado pelas professoras Joana
e Maria das Dores, com o clássico “Os três Porquinhos”
Na história dos Três Porquinhos, fica
bastante clara a representação do Id,
o porquinho que preocupa -se apenas com os prazeres do brincar, o Ego que já percebe que é necessário
constuir uma casa mais firma e o Superego
que fortalece a casa a ponto do lobo não conseguir derrubá-la.
Notamos também a seqüência do
desenvolvimento, pois é o irmão mais velho, aquele que detém melhor o saber,
mostrando que o conhecimento se constrói com o desenvolvimento e o
amadurecimento.
*Apresentação da turminha do 3º ano
“A” e “B” das professoras Gardênia e Maria José,com o Clássico Infantil
“Chapeuzinho Vermelho”.
Chapeuzinho vermelho tem como
objetivo "ensinar" que não se deve falar com estranhos. Para tal o
autor Charles Perrault empregou meios sangrentos e cruéis para esse fim, pois
ele expõe a garotinha bem educada a uma situação trágica no qual o lobo a
devora. "Não falar com estranhos" é mais uma cutucada na curiosidade
que alerta sobre perigos, a mãe de chapeuzinho vermelho não diz por que não
pode falar com estranho, ela apenas diz pra não falar. A menina que já sai de
casa sozinha, que não precisa mais dos constantes cuidados dos pais, se
envereda por caminhos perigosos e encontra o homem sedutor que a conduz as
descobertas proibidas para alguém da idade da pequena ingênua.
Chapeuzi
*Apresentação dos alunos do 4º ano
único com o Clássico “Alice no País das Maravilhas, organizado pelas
professoras Suzane e Janine.
O clássico
de Alice no País das Maravilhas retrata a falta da mãe, há a apenas a presença
de uma irmã que exerce a função materna e por conta disso, Alice vai atrás do
conhecer, do descobrir-se, do saber-se. Vai em busca de sua identidade.
São
histórias que permite, por conta de seus enredos, a elaboração dos conflitos
vividos por pessoas adotadas ou que não conheceram seus pais, pois mostram que
é possível sermos amados por outras pessoas e encontrarmos nosso lugar.
*Apresentação dos alunos do 5º único com o Clássico “O Mágico de Oz”
organizado pela profª Ana Araújo.
O eixo lúdico da
história “O Mágico de Oz”, é uma forma de sensibilizar os
alunos no sentido de resgatar e aplicar no dia a dia os ensinamentos adquiridos
na escola. A História “O Mágico de Oz”, traz como mensagem a busca do ser
humano pelos sentimentos e pelas virtudes: O espantalho busca um
cérebro (buscando inteligência, sabedoria), o homem de lata um
coração (sentimentos puros, emoções), o leão a coragem (autonomia, certeza
de opiniões) e, a figura da menina Dorothy posicionada diante destes
três personagens, representa a incorporação de três atributos: razão, emoção
e coragem. O Ponto alto da história revela que os sentimentos
que os personagens buscavam estavam dentro deles mesmos, ponto a ser explorado
com os alunos: As nossas qualidades e virtudes estão
dentro de nós, basta querermos que elas apareçam!
Apresentação
do musical “Bruxinha bonitinha da
vassoura de capim”, organizado pela professora Maria Elisete,com as aluna do 7º
ano “A”.
Ser bruxa é uma dádiva, temos o poder de sermos muitas, e depois
voltamos a ser uma unidade, vamos ao encontro do nosso eu interior para nos reencontrarmos
e o universo. Nos equilibrarmos com os quatro elementos da natureza, a água, o
fogo, a terra e o ar.... Acreditamos que o ser humano ainda irá respeitar a mãe
natureza não destruindo as árvores e poluindo as águas. Nós, as bruxas, temos a
responsabilidade de conduzir as pessoas a um caminho melhor, respeitando o livre
arbítrio. Bruxa significa transformação. E o nosso símbolo a vassoura tem o
poder de limpar tudo aquilo que traz conseqüências negativas para a vida, com
eletricidade e pensamentos negativos.
Ser br
*Apresentação dos alunos do 6º ano
“A” com o musical de “A Bela e a Fera” organizado pela Professora Ana Carolina.
Os temas e os personagens de
"A Bela e a Fera" continuam atuais. Trata-se de espetáculo que educa
divertindo. Tem elementos de ação, suspense, magia e romance. Incentiva a
leitura, valoriza o espírito criativo. Denuncia o machismo, louva as qualidades
do coração, o amor filial.
Bela e jovem feiticeira, disfarçada
em velha enrugada, pede hospedagem a um príncipe egoísta e mimado. Ele nega o
favor, humilhando-a com palavras e atitudes. Por isso é enfeitiçado, por
castigo em não atender à advertência de que não deveria julgar ninguém pela
aparência.
Em qualquer situação, porém, ser
hospitaleiro demonstra capacidade de abertura, bondade e solidariedade
para com o nosso próximo. E ainda outro ensinamento: o amor vai além das
aparências enganadoras, buscando a beleza interior, num processo corajoso de
viver o descobrimento do que é fundamental.
Apresentação do Musical de Barbie e as doze bailarinas, apresentados
pelas alunas do 6º ano “B” e 7º ano “B”, e organizados pelas professoras Maria
Elisan, Marcelina e Valéria.
Nesta história da “Barbie e as 12 Bailarinas”,
apresentararemos Genevive, a bailarina irmã de 11 princesas que descobrem em
seus quartos um mundo mágico onde seus sonhos se tornam realidade.
Barbie está de volta em uma nova
aventura mágica e musical, junto de suas irmãs princesas! Quando a malvada tia
Rowena se muda para o castelo, ela proíbe que as princesas dancem ou cantem,
pois acredita que esse não é o tipo de comportamento apropriado para princesas.
Mas as garotas descobrem um palácio mágico e secreto para onde fogem, até
Barbie ficar
sabendo que a tia está tramando para
governar o reino.
Agradecimentos
Especiais
A todos aqueles que contribuíram, para a realização da
nossa ação,o nosso muito obrigado.
EQUIPE ESCOLAR SOLDADINHO DE JESUS