terça-feira, 14 de agosto de 2012

ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIÊNCIAS



                   ESCOLA MUNICIPAL SOLDADINHO DE JESUS
                       Aluno(a):_________Profª:_______Data:____/____/2012
 

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

                                     A importância da família 


A importância da família 

           O homem é um ser social. Precisa dos outros para amar e ser amado.
Ninguém consegue ser feliz sozinho. É por isso que as pessoas se unem em família.
A família começa com duas pessoas, uma mulher e um homem. Alguns anos mais tarde são três, quatro, cinco e até mais membros vivendo sobre o mesmo teto.
Se a família não fosse importante sobre outros aspectos, seria ao menos sob este: ela dá origem a seres humanos. Ela não fabrica parafusos, ela faz gente.
“Na sociedade urbana, onde a maioria das relações sociais é de natureza impessoal, a família é um núcleo de relações sociais, afetivas, centro de vida íntima, um grupo do qual se espera, essencialmente, simpatia e auxilio mútuo”.
E não basta que os pais amem aos filhos, é necessário que se amem entre si também. O lar deve ser um ninho de amor. Só assim a vida tem sentido.
                                             (CORREA, Avelino Antonio. Educação Moral e Cívica Vol. 2 Ed.   01)

Agora, responda:
1-Qual a importancia da família em nossa vida?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) Quem são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos?

_________________________________________________________________________________

b) Escreva dois deveres...

*** dos pais:______________________________________________________________________

*** dos filhos:_____________________________________________________________________

2) Na família podemos vivenciar sentimentos e virtudes.
Procure no caça palavras, DEZ palavras que revelam isto:

S U N I Ã O Y U I O O L
Z X C F É K A M O R V V
Q W J U S T I Ç A W E R
R C O M P R E E N S Ã O
R W H U M I L D A D E Q
Q A R V O R E Z X C V B
B N M N M V E R D A D E
M N B A M I Z A D E X Z
Z X C V R E S P E I T O
C O M I D A B G H J K L
A P O I O L A G U A Ç O

3) Escreva sobre sua família (qualidades, pontos positivos, momentos importantes).
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

4)Escreva:

Nome do seu pai:_______________________________________________________________
Nome da sua mãe:______________________________________________________________



(     )Sobre o direito das crianças.
(     )Sobre a brincadeira das crianças.
(     )Sobre a disciplina das crianças.

5-Leia a frase:

O trabalho não pode interferir e prejudicar a vida das Crianças e do Adolescentes



7-Que ação prejudica,a vida da criança e do adolescente:

(     )A brincadeira
(     )O estudo
(    ) O trabalho Infantil

8-Que orgão é em favor da Criança e do Adolescente:

(     )ONU
(    )ECA
(    )SETA

9-Qual a impotancia do trabalho na vida dos adulto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




AVALIAÇÃO DE ENSINO RELIGIOSO -4º ANO



ESCOLA MUNICIPAL SOLDADINHO DE JESUS
Aluno(a):____________Profª:________ Data:____/____/2012

AVALIAÇÃO DE ENSINO RELIGIOSO

A diferença entre amor e amizade


Perguntei a um sábio a diferença que havia 
Entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade:
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.

No Amor há mais carinho,
na Amizade, compreensão.
O Amor é plantado e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.

Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos  sentimentos coexistem
dentro do seu coração.




ENTENDENDO O TEXTO
1- De acordo com o texto quem era a pessoa que explicava sobre a diferença entre amor e amizade?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Complete as frases de acordo com o texto.
a) Se o amor nos dá asas, a Amizade nos dá o _____________________________________.

b) No ______________________ há mais carinho, na Amizade, ________________________ .
3- O autor diz que o Amor é plantado e com carinho cultivado, mas a amizade vem de que forma?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Você tem uma amizade verdadeira? Quem é o seu melhor amigo?
____________________________________________________________________________

5- Você acha importante  termos amigos? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- De acordo com o texto, como que é uma amizade concreta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Marque a alternativa verdadeira de acordo com o texto.

a) ( ) No Amor há mais carinho, na Amizade, o coração.

b) ( ) O Amor é mais sensível, a Amizade mais segura

c) ( ) O Amor é plantado e com carinho regado.

8) O que você acha que acontece com uma pessoa que não tem amigos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9- Retire do texto uma frase que mais lhe chamou atenção.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Dê sentindo as frases completando-as de acordo com o texto.
A amizade vem _____________________________________________

BOA PROVA !!!
A amizade mais _____________________________________________
A amizade é _______________________________________________


CERIMONIAL "Ação Sócio Educativa"




“3ª ação sócio educativa”
 “Educação, Encanto e Magia no Mundo da Fantasia”


ABERTURA

É com muita alegria que a Escola Municipal Soldadinho de Jesus, vem apresentar a 3ª ação Sócio Educativa, que apresenta o tema “Educação, Encanto e Magia no Mundo da Fantasia” tema esse escolhido por trabalhar os clássicos infantis, que permite levar as crianças a viajar para um outro mundo real ,além do propiciar momentos de alegria e a desenvolver a fantasia,enriquecendo a mente.  Construir a cidadania na escola significa educar para os valores universais com que gostaríamos de planejar nosso futuro e encantar novamente o mundo. Implica, também, rever a escola por meio de uma nova vivência do espaço educativo, das relações entre educadores e alunos, das influências do meio escolar na comunidade local e das responsabilidades individuais e coletivas e no amor ao conhecimento. Por estas razões, a justificativa maior de nossa Ação Educativa um projeto de valores e sentimentos: Construir um mundo melhor!


COMPOSIÇÃO DA MESA DE HONRA:

*Prefeita Municipal: Edymêe de Cássia Pereira da Costa Tocantins.
*Secretária Municipal de Educação: Augusta Cássia José de Santana Arvelos.
*Coordenadora Pedagógica Janine Costa representando todos coordenadores.
*Professora Maria Elisete, representando a classe dos professores.
*O aluno Marcos Rocha Póvoa ,representando todos os alunos
*Secretários Municipais que se fazem presente
*Promotor de Justiça
*Representante do Legislativo
*Diretores escolares
*Padre e pastores que se fazem presente
*Coordenadora pedagógica ,Janine Costa representando todos coordenadores.
*Professora Maria Elisete, representando a classe dos professores.
*O aluno Marcos Rocha Póvoa ,representando todos os alunos.
ENTRADA

Apresentação do símbolo da açãoNesse momento vai está sendo apresentado o símbolo da ação sócio educativa, são seis pétalas e cada uma tem sua representatividade.        *Pétala rosa: È a cor que está relacionada com o símbolo do coração, representa e expressa o companheirismo da equipe Soldadinho de Jesus.
      *Pétala verde: È uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza também a renovação e o nosso crescimento profissional.
          *Pétala vermelha: È a cor transbordante da vida, significa elegância, paixão, liderança e conquista.
           *Pétala azul: O azul transmite e favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade.
   *Pétala amarela: O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade, alegria. Alegria essa que sente toda equipe soldadinho de Jesus com a realização de mais uma ação.
      *Pétala laranja: O laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. È também a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. É cor das pessoas que crêem que tudo é possível.

Momento dos Discursos:
Ouviremos nesse momento:

    Início do evento:
* A senhora Augusta Cássia José de Santana Arvelos..  Após a 1ª apresentação:*O aluno Marcos Rocha Póvoa.Concluindo o evento:*Janne Cristina, coordenadora da Escola Municipal Soldadinho de Jesus. 


INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES: ·  Turminha do maternal com a apresentação “As Cem Ovelhinhas” Responsáveis profª Ester e profª Maria Nascimento.

A parábola da ovelha perdida (15:3-7)




Os pastores são usados freqüentemente na Bíblia para descrever aqueles que cuidam do povo do Senhor. Um bom pastor está constantemente alerta para as necessidades de suas ovelhas e pronto a arriscar-se para preservá-las. Na parábola, o pastor percebe que uma de suas 100 ovelhas está perdida. Ele deixa as 99 e vai procurar a perdida. Quando a encontra, volta para casa e chama seus vizinhos para participar da comemoração. A aplicação: há uma comemoração no céu quando um pecador perdido retorna ao Senhor.
*Turminha do Jardim II “B” da professora Rúbia, com a apresentação do Clássico “Branca de Neve e os sete anões.




 A história  A história de Branca de Neve e os Sete Anões, é um clássico que tem como pecado capital,a inveja, inicia-se com a mãe boa, mas ao 7 anos,sua vida é transformada,ao perder sua verdadeira mãe.Nessa fase da vida onde o amadurecimento ocorre pela sublimação com a substituição do pai como objeto de desejo para o conhecimento, surge a maldade da madastra e a rivalidade entre mãe e filha para serem elaboradas.



*Turminha do Jardim II “A” e “C” da professora Rúbia e da professora Ayla, apresentando o Clássico Infantil “PETER PAN NA TERRA DO NUNCA”


O clássico O clássico de Peter Pan retrata a casa como simbologia, representa o útero materno, em busca de sua sombra, sua identidade, provavelmente, também em busca do conhecimento. Por viver apenas do princípio do prazer não tem contato com o saber. Não sabe como "colar a sua sombra". Esse fato é facilmente observável em crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem por não terem ainda se  desvinculado da figura materna, apresentando sintomas de "não aprenderem". Ao convidar Wendy para seguir com ele para a terra da Fantasia, busca uma substituta para a mãe. Transfere assim seus  desejos edípico e vive bem com a menina enquanto ela assume essa posição.
Peter Pan encontra-se buscando sua identidade, ao procurar sua sombra na casa de Wendy, embora não queira crescer. O crescimento é o principal ponto da história. Peter Pan vive numa terra encantada juntamente com outros meninos "perdidos", isto é, sem mãe, onde o tempo não passa e as fantasias são reais.

*Apresentação dos alunos da Pré-Escola “A” da professora Elisária, com o clássico Infantil de Monteiro Lobato “O SITIO DO PICA PAU AMARELO”


A apresentação a seguir tem a possibilidade de levar as crianças à riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional. Inseri-los nos costumes de nosso povo concentrando nossos próprios costumes e os de outras regiões. Vamos entrar agora no mundo encantado do sitio do pica pau amarelo resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos da época bem como as receitas e jogos folclóricos. Apresentando as crianças o autor dessas maravilhosas historia que encantam gerações em gerações, mostra que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos , encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci  e a Iara as lendas e outros personagens cada um com sua característica. 
A apre
*Apresentação dos alunos da Pré-Escola “B” da professora Luciene, com Patati e Patata e os soldadinhos de chumbo.



Retratando a exclusão social: O Soldadinho de chumbo
Exclusão social conceitua-se como o processo pelo qual o outro  não aceita a diversidade, necessariamente a todas as formas possíveis da existência humana. Ser branco ou negro, alto ou baixo, ser deficiente ou não deficiente, homem ou mulher, rico ou pobre, são apenas algumas das inúmeras probabilidades do ser humano, que Hans Chistian Andersen aborda em suas obras primas. Partimos para um dos primeiros contos escritos por ele, "O soldadinho de chumbo" que retrata valores e objetos, e entender melhor as transformações sofridas nas relações sociais.

*Apresentação dos alunos da Pré - escola “C” da professora Lucília e professora Mariana com a apresentação “Coelhinho da Pascóa”





A apresentação está relacionada ao coelho, ele é um dos símbolos da páscoa e representa fertilidade, pois  é capaz de produzir rapidamente e em grandes quantidades. O coelho está relacionado à fertilidade, ou seja, a multiplicação dos filhos de Deus com a ressurreição de Cristo. Os ovos representam a vida que surge repentinamente e também faz referência ao fato de Jesus ter ressuscitado.

*Turminha do 1º ano “A” da professora Lucélia com apresentação “Fui morar numa Casinha





A apresentação retrata o um dos grandes problemas do Brasil, a falta de moradia. 
O acesso a uma habitação condigna é essencial para se alcançar esse nível de vida e conseqüentemente a realização da vida humana para lá da simples sobrevivência. A habitação preenche as necessidades físicas ao proporcionar segurança e abrigo face às condições climatéricas; as necessidades psicológicas ao permitir um sentido de espaço pessoal e o direito do ser humano a uma habitação condigna, um direito que assiste toda a mulher, homem, jovem e criança a adquirir e sustentar uma casa e uma comunidade segura, onde possam viver em paz e dignidade. O direito à habitação é reconhecido como um direito humano na Declaração Universal dos Direitos do Homem:

Turminha do 1º ano “B” e “C” das professoras Clenildes e Laureci, com a apresentação do “Cravo e a Rosa”



O “Cravo e a Rosa” retrata a importância do amor ,na música houve o desentendimento entre os dois,mais o amor venceu.                                                        
Na vida de todas as pessoas nada mais é importante que o amor,que é a base de tudo e de todos.
Quando amamos algo ou alguém mantemos o equilibrio interior.

Apresentação do 2º ano “A” e “B” organizado pelas professoras Joana e Maria das Dores, com o clássico “Os três Porquinhos”





Na história dos Três Porquinhos, fica bastante clara a representação do Id, o porquinho que preocupa -se apenas com os prazeres do brincar, o Ego que já percebe que é necessário constuir uma casa mais firma e o Superego que fortalece a casa a ponto do lobo não conseguir derrubá-la.
Notamos também a seqüência do desenvolvimento, pois é o irmão mais velho, aquele que detém melhor o saber, mostrando que o conhecimento se constrói com o desenvolvimento e o amadurecimento.

*Apresentação da turminha do 3º ano “A” e “B” das professoras Gardênia e Maria José,com o Clássico Infantil “Chapeuzinho Vermelho”.


Chapeuzinho vermelho tem como objetivo "ensinar" que não se deve falar com estranhos. Para tal o autor Charles Perrault empregou meios sangrentos e cruéis para esse fim, pois ele expõe a garotinha bem educada a uma situação trágica no qual o lobo a devora. "Não falar com estranhos" é mais uma cutucada na curiosidade que alerta sobre perigos, a mãe de chapeuzinho vermelho não diz por que não pode falar com estranho, ela apenas diz pra não falar. A menina que já sai de casa sozinha, que não precisa mais dos constantes cuidados dos pais, se envereda por caminhos perigosos e encontra o homem sedutor que a conduz as descobertas proibidas para alguém da idade da pequena ingênua. 
Chapeuzi
*Apresentação dos alunos do 4º ano único com o Clássico “Alice no País das Maravilhas, organizado pelas professoras Suzane e Janine.



O clássico de Alice no País das Maravilhas retrata a falta da mãe, há a apenas a presença de uma irmã que exerce a função materna e por conta disso, Alice vai atrás do conhecer, do descobrir-se, do saber-se. Vai em busca de sua identidade.
São histórias que permite, por conta de seus enredos, a elaboração dos conflitos vividos por pessoas adotadas ou que não conheceram seus pais, pois mostram que é possível sermos amados por outras pessoas e encontrarmos nosso lugar.
   *Apresentação dos alunos do 5º único com o Clássico “O Mágico de Oz” organizado pela profª Ana Araújo.

O eixo lúdico da história “O Mágico de Oz”, é uma forma de sensibilizar os alunos no sentido de resgatar e aplicar no dia a dia os ensinamentos adquiridos na escola. A História “O Mágico de Oz”, traz como mensagem a busca do ser humano pelos sentimentos e pelas virtudes: O espantalho busca um cérebro (buscando inteligência, sabedoria), o homem de lata um coração (sentimentos puros, emoções), o leão a coragem (autonomia, certeza de opiniões) e, a figura da menina Dorothy posicionada diante destes três personagens, representa a incorporação de três atributos: razão, emoção e coragem. O Ponto alto da história revela que os sentimentos que os personagens buscavam estavam dentro deles mesmos, ponto a ser explorado com os alunos: As nossas qualidades e virtudes estão
dentro de nós, basta querermos que elas apareçam!

Apresentação do musical “Bruxinha bonitinha da vassoura de capim”, organizado pela professora Maria Elisete,com as aluna do 7º ano “A”.





Ser bruxa é uma dádiva, temos o poder de sermos muitas, e depois voltamos a ser uma unidade, vamos ao encontro do nosso eu interior para nos reencontrarmos e o universo. Nos equilibrarmos com os quatro elementos da natureza, a água, o fogo, a terra e o ar.... Acreditamos que o ser humano ainda irá respeitar a mãe natureza não destruindo as árvores e poluindo as águas. Nós, as bruxas, temos a responsabilidade de conduzir as pessoas a um caminho melhor, respeitando o livre arbítrio. Bruxa significa transformação. E o nosso símbolo a vassoura tem o poder de limpar tudo aquilo que traz conseqüências negativas para a vida, com eletricidade e pensamentos negativos.


Ser br
*Apresentação dos alunos do 6º ano “A” com o musical de “A Bela e a Fera” organizado pela Professora Ana Carolina.






Os temas e os  personagens de "A Bela e a Fera" continuam atuais. Trata-se de espetáculo que educa divertindo. Tem elementos de ação, suspense, magia e romance. Incentiva a leitura, valoriza o espírito criativo. Denuncia o machismo, louva as qualidades do coração, o amor filial.
Bela e jovem feiticeira, disfarçada em velha enrugada, pede hospedagem a um príncipe egoísta e mimado. Ele nega o favor, humilhando-a com palavras e atitudes. Por isso é enfeitiçado, por castigo em não atender à advertência de que não deveria julgar ninguém pela aparência.
Em qualquer situação, porém, ser hospitaleiro demonstra capacidade de abertura, bondade e solidariedade para com o nosso próximo. E ainda outro ensinamento: o amor vai além das aparências enganadoras, buscando a beleza interior, num processo corajoso de viver o descobrimento do que é fundamental.
Apresentação do Musical de Barbie e as doze bailarinas, apresentados pelas alunas do 6º ano “B” e 7º ano “B”, e organizados pelas professoras Maria Elisan, Marcelina e Valéria.


Nesta história da “Barbie e as 12 Bailarinas”, apresentararemos Genevive, a bailarina irmã de 11 princesas que descobrem em seus quartos um mundo mágico onde seus sonhos se tornam realidade.
Barbie está de volta em uma nova aventura mágica e musical, junto de suas irmãs princesas! Quando a malvada tia Rowena se muda para o castelo, ela proíbe que as princesas dancem ou cantem, pois acredita que esse não é o tipo de comportamento apropriado para princesas. Mas as garotas descobrem um palácio mágico e secreto para onde fogem, até Barbie ficar
sabendo que a tia está tramando para governar o reino.

Agradecimentos Especiais
A todos aqueles que contribuíram, para a realização da nossa ação,o nosso muito obrigado.

EQUIPE ESCOLAR SOLDADINHO DE JESUS 

Esse cerimonial foi usada na nossa Ação Sócio Educativa,em dezembro de 2011,como a nossa ex colega Ana Carolina,pediu que enviasse-o para ela em Manaus (local que atualmente ela trabalha),resolvi colocar no blog.